Entenda como a ciência está transformando a saúde e a longevidade dos cães através de avanços em pesquisas e inovação.
Os humanos já estão vivendo mais, assim como os cães, que têm convivência próxima. O problema é que a vida prolongada não significa uma vida com saúde.
Nas últimas décadas a ciência tem se dedicado a entender os processos do envelhecimento para conseguir revertê-los ou reduzir os impactos que ele causa na qualidade de vida.
Agora já se pode atuar a nível celular para prolongar o tempo de vida saudável.
“Centenários genéticos” é uma expressão usada para se referir a pessoas que atingem os 100 anos ou mais de idade e que parecem ter alcançado essa longevidade em grande parte devido a fatores genéticos.
Isso indica que existem mecanismos biológicos (muitas vezes genéticos) que sustentam vida longa com saúde — e, portanto, há alvos plausíveis para emular parte desse fenótipo em outras populações, inclusive em cães, via modulação de vias conservadas do envelhecimento.
Com a ciência da longevidade, surgiram os Marcadores do Envelhecimento.
Esses marcadores são um conjunto de processos biológicos que contribuem para o envelhecimento e o declínio da saúde em organismos diversos.
Eles são fundamentais para entender por que envelhecemos e como podemos reduzir esses processos de forma mais saudável.
Em 2022, a conferência ARDD sobre “New Hallmarks of Ageing”, sediada na Dinamarca, acrescentou novos marcadores à lista original: autofagia, processamento de RNA, microbiota intestinal, propriedades mecânicas e inflamação.
Pesquisas de ponta mostram que substâncias como a rapamicina (inibidor de mTOR), as gliflozinas (inibidores de SGLT2) e os senolíticos podem atuar em mecanismos fundamentais do envelhecimento.
Os estudos já demonstram resultados consistentes em modelos animais, e agora avançam em cães e humanos com protocolos seguros e métricas claras. O futuro da longevidade está cada vez mais próximo da prática clínica, trazendo benefícios reais e mensuráveis.
Regimes intermitentes são projetados para agir de forma precisa, regulando apenas os alvos certos do metabolismo e reduzindo efeitos indesejados.
Além disso, os inibidores de SGLT2 vão além do controle metabólico: eles também atuam em mecanismos inflamatórios, ajudando a diminuir sinais de envelhecimento celular em tecidos-chave.
Cães vivem lado a lado conosco, compartilham o mesmo ambiente e estilo de vida, e ainda possuem ciclos de vida mais curtos e grande diversidade genética entre raças.
Essas características permitem transformar descobertas da ciência do envelhecimento em soluções que trazem benefícios reais para a saúde dos cães.
O Dog Aging Project (DAP), cofundado pelo nosso cientista-chefe, Matt Kaeberlein, é um estudo nacional de longo prazo com mais de 10 anos de existência e mais de 50 mil cães de companhia participantes. Apoiado pelo National Institute on Aging, o projeto investiga o processo de envelhecimento em cães, buscando entender fatores genéticos e ambientais que o influenciam, além de testar intervenções que possam melhorar a longevidade e a qualidade de vida (healthspan).
Em convênio com a Federação Nacional de Entidades de Oficiais Militares Estaduais e a PetMoreTime, com apoio do Conselho Nacional de Comandantes-Gerais, estamos desenvolvendo o primeiro programa de pesquisa científico para desacelerar o processo do envelhecimento canino no Brasil.
Dessa forma, participamos da descoberta de novas terapias para desacelerar o declínio físico e cognitivo em cães.
Se você é profissional de Medicina Veterinária, convidamos você a se cadastrar para receber mensalmente as informações científicas sobre a ciência da longevidade, assim como tudo sobre nossas terapias e lançamentos para expandir sua prática veterinária.
Tudo o que fazemos na PetMoreTime tem fundamento em ciência para oferecer não só terapias seguras, mas também com validações reais. No botão abaixo você consegue acessar nosso repositório de estudos científicos para aprofundar os seus conhecimentos na ciência da longevidade.
O que nos move? Saúde e Segurança Sempre em Primeiro Lugar
Prioridade total para o bem-estar e segurança do seu cão, com base em ciência responsável.
Inovação com propósito
Ciência e tecnologia avançadas unidas para prolongar a vida e a saúde do seu melhor amigo.
Cuidado personalizado
Programas feitos para atender às necessidades exclusivas do seu melhor amigo.